top of page
Conclusões

 

     Nesta dissertação mostraram-se alguns dos impactos da ligação de fontes de Produção Distribuída (PD), de origem renovável, a uma rede de distribuição de Média Tensão de 15 kV. Analisaram-se as alterações ao nível dos perfis de tensão, perdas ativas na rede e congestionamentos nos ramos. A referida rede de teste inclui dois parques eólicos, de 10 e de 3 MVA, e dois parques fotovoltaicos, de 2 e de 3 MVA. Para períodos de carga típica de Inverno e de Verão, realizaram-se estudos de trânsito de potências (através do software PSSE University 33) simulando o funcionamento da rede na ausência de fontes de PD. Os valores desta simulação foram utilizados como referência para comparação com as simulações que incluíam fontes de PD no funcionamento da rede. Considerando curvas de produção típicas de unidades fotovoltaicas para os períodos de Inverno e de Verão simulou-se o funcionamento da rede com a ligação dos dois parques fotovoltaicos. As simulações com a ligação dos dois parques eólicos foram realizadas considerando curvas de produção típicas para um dia de vento elevado no período de Inverno e para um dia de vento fraco no período de Verão. Foram realizadas, também, duas simulações de funcionamento da rede com a integração das quatro fontes de PD. Numa das simulações considerou-se que as fontes de PD injetavam na rede, apenas, potência ativa sendo que, na outra simulação, considerou-se que os parque eólicos faziam acompanhar a sua injeção de potência ativa, também, com injeção de potência reativa.

 

     A ligação de fontes de PD apresenta um conjunto de implicações que, dependendo da forma como é estruturada, pode ter consequências mais ou menos positivas para o funcionamento da rede.

 

  • Verificou-se que a injeção de potência associada à integração de fontes de PD provoca um aumento de tensão no ponto de ligação, podendo este repercutir-se a outros barramentos.

  • Com a integração das fontes de PD fotovoltaica verificou-se, para o período diurno, um aumento de tensão mais elevado no Verão do que no Inverno devido à existência de níveis de irradiância solar mais elevados no primeiro.

  • As fontes de PD eólica apresentam uma maior contribuição para o aumento de tensão no dia de vento elevado, no Inverno, devido à grande disponibilidade do recurso, principalmente durante o período noturno e da manhã.

  • Dado que a rede é mais reativa do que resistiva, ou seja, a reactância (X) é maior do que a resistência (R), a injeção de energia reativa provoca um aumento de tensão mais acentuado quando comparado com o aumento provocado, apenas, pela injeção de energia ativa.

  • Pela análise das perdas na rede e dos congestionamentos nos respetivos ramos verificou-se que a localização e a potência de PD instalada são determinantes para a eficiência das redes de distribuição.

  • Unidades de PD com potências bastante mais elevadas que a carga e localizadas, nos feeders, de forma desadequada podem contribuir para que o nível de perdas da rede seja bastante superior àquele que se verificava sem a presença de PD. Por outro lado, uma localização adequada e um correto dimensionamento das instalações de PD, face à carga, podem contribuir para a redução da potência de perdas da rede de distribuição aumentando, portanto, a eficiência da mesma.

  • A abordagem fit-and-forget, tradicionalmente seguida para a ligação deste tipo de instalações, apresenta-se como um fator limitador para a integração de fontes de PD não permitindo, também, tirar partido de um conjunto de vantagens que as mesmas podem oferecer quando a sua integração é acompanhada por mecanismos de gestão e controlo integrados (gestão ativa).

  • O desenvolvimento de sistemas de gestão ativa das redes de distribuição permitirão, no futuro, fornecer monitorização e controlo em tempo real nos principais nós da rede possibilitando, desta forma, uma coordenação entre diversos dispositivos controláveis (geradores, cargas, compensadores de energia reativa, tomadas de transformadores) que conduzirá a níveis de utilização da rede mais elevados, com maior integração de fontes de PD, e ao fornecimento de novos serviços para os utilizadores do sistema.

bottom of page